n w    w w w w

baner
Voce esta aqui:   Home Tecnologia da Informação Gestão de TI Ansiedade por Informação
large small default
Ansiedade por Informação PDF Imprimir E-mail
Escrito por Geraldo Gonçalves Jr.   
Você já se questionou sobre como estamos sendo massacrados pela sobrecarga de informações disponíveis no mundo moderno? Quando estou com outras pessoas sou questionado sobre as revistas que não li, os artigos que desconheço, os livros sobre os quais nunca ouvi falar, das entrevistas na televisão que não assisti, dos jornais que não acompanho, dos programas que não vejo e por um mundo de coisas que me oprimem!
Sinto-me um excluído da Informação!
E quanto mais tento romper este cerco, mais percebo como sou incapaz de assumir uma postura equilibrada e neutra perante o julgo a que ela me impõe. Meu computador não me deixa esquecer dos e-mails que recebi e que ainda não respondi, dos sites interessantes que tenho que conhecer, dos grupos de discussão que aguardam minhas contribuições, dos artigos que tenho de escrever, etc, etc, etc...
Leio livros que me orientam sobre como estabelecer filtros adequados às minhas necessidades, mas não consigo aplicá-los em minha realidade. Converso com amigos na tentativa de estabelecer uma rede de relacionamentos que me permita obter o melhor de cada um no menor tempo possível, mas percebo que me perco em caminhos mal indicados. Tento ser sistemático no meu tempo, destinando uma parcela considerável do meu dia na tentativa de me manter atualizado, e acabo deixando de lado o convívio social e familiar. Uso mecanismos de buscas avançados para selecionar com mais critério o que me interessa na Internet, e tenho tantas respostas que me levam a tantas opções diferentes que era melhor se tivesse escolhido ao acaso. Seleciono com atenção as revistas e livros que quero ler, baseado nas melhores referências disponíveis, e tenho, em pouco tempo, uma pilha me fazendo “peso na consciência”.
E se esse não for o sinal do fim dos tempos, deve ser coisa bem parecida!
Ao pensarmos em nossas vidas nas empresas, é possível perceber que lá também vivemos a mesma ansiedade. Novas técnicas, novos autores, novos livros, palestras, seminários, workshops e tantas outras práticas para o enriquecimento pessoal e profissional que é impossível ser uma pessoa realmente atualizada e capaz de navegar por este novo mundo de forma tranqüila e direcionada.
Por mim, tenho tentado resolver este problema passando por excêntrico. Para alguns digo que vi, li e sei de tudo. Para outros que não vi, não li e que não sei de nada. E pronto! Caso contrário, cheguei a conclusão que ficaria louco tentando satisfazer minha ansiedade por informações.
Para aqueles que também vivem problema parecido, conheço alguns livros, artigos e sites na Internet fantásticos que tratam do assunto e que todos têm o dever de conhecer. Mande-me um e-mail que lhe indico um grupo de discussão e poderemos passar a madrugada inteira falando sobre isso.