n w    w w w w

baner
Voce esta aqui:   Home Nossos Guias Átomos transformam-se em Bits
large small default
Átomos transformam-se em Bits

Salve a Ecologia! O movimento "Green Peace" está com seus dias contados... Adeus para as fábricas de papel.
Entretanto, não é bem isso que está ocorrendo. Para os ecologistas que saudaram o admirável mundo novo da tecnologia como o fim da indústria do papel, e portando do desflorestamento, melhor adiar as comemorações: com o advento do computador pessoal, o consumo de papel em escritórios mais que duplicou, e cresce a uma taxa de 5% ao ano.
Por enquanto, o conceito de "escritório sem papel" não saiu do papel! As milhares de impressoras vendidas todos os anos no mundo, cada vez mais poderosas, trabalham a todo vapor.
Mesmo com o advento da Internet, a quantidade de papel impresso não diminui. Veja o exemplo dos Jornais: eles disponibilizam na Internet as mesmas notícias que estão contidas no "jornal impresso em papel". E melhor: de graça! Entretanto, quantos de nós tiramos proveito disso? Uma ínfima minoria.
Existem livros sendo lançados simultaneamente, em papel, na Internet e em CD-ROM multimídia. Adivinhem qual das versões atraem mais os leitores? Se respondeu em "a versão em papel", acertou!
Não sei bem ao certo, mas nós sentimos um certo prazer, uma certa cumplicidade, uma atração pelos átomos. Temos que pegar, apalpar,... sentir realmente, e não virtualmente.
Isto tudo acontece devido à dificuldade de quebrarmos esses paradigmas em nós enraizados. Crescemos e fomos educados através de conhecimentos expressos em átomos. Imaginem o choque para um funcionário de uma determinada empresa em um processo de informatização geral. O mundo realmente desaparece debaixo de seus pés. Todos os processos se alteram, alterando sua visão de mundo, e da empresa.
O mundo realmente está mudando... entretanto nem todo mundo está acompanhando essas mudanças. O que me deixa mais preocupado é quando observo o sistema educacional e o vejo remontado em métodos e paradigmas de centenas de anos atrás. O tradicionalismo e a inércia com que reagem às mudanças me apavora!
Estamos formando cidadãos totalmente despreparados para enfrentar essa nova realidade social. Se quisermos que nossos netos tenham uma boa educação, devemos começar a nos mexer agora. A transformação de átomos para bits é tudo uma questão de tempo. A adequação do sistema educacional resulta na correta estruturação da sociedade para enfrentar essas mudanças.