n w    w w w w

baner
Voce esta aqui:   Home Category Blog A Sociedade baseada no "Conhecimento Coletivo"
large small default
A Sociedade baseada no "Conhecimento Coletivo" PDF Imprimir E-mail
Escrito por Dilermando Piva Jr   
As mudanças que estão ocorrendo no mercado de trabalho com o crescimento das necessidades de competitividade, produtividade e qualidade, e principalmente devido a revolução das telecomunicações e micro-eletrônica, estão ocasionando grandes alterações na base técnica do sistema produtivo e empresarial das organizações.
Um novo modelo, baseado principalmente no conhecimento coletivo está alterando as estruturas convencionais do mundo empresarial.
Segundo Peter Druker, "o conhecimento não é apenas um outro recurso juntamente com os fatores tradicionais da produção como mão-de-obra, capital e terra"; para ele," o conhecimento é o único recurso significativo que temos nos dias de hoje." Consequentemente, o trabalhador do conhecimento é o maior trunfo de qualquer organização.
Dessa forma, os meios de produção estão, gradativamente, deixando de ser físicos para ser humanos.
Com o lema "torne seus próprios produtos obsoletos" em uma reunião de orientação estratégica organizacional, ficou claro para os engenheiros, estrategistas, gerentes e desenvolvedores da Microsoft que a partir do momento que lançarem um produto novo, eles deverão, o mais rápido possível, criar algo que supere o primeiro, pois, se não o fizerem, outros farão. Essa necessidade de renovação constante, de inovação continuada é o combustível propulsor das organizações competitivas.
Agregados a isso, estão a globalização da economia (quebra das barreiras territoriais),  o imediatismo  (quebra das barreiras temporais) e a virtualização (quebra das barreiras físicas).
É dessa forma que a sociedade baseada no conhecimento está se formando e se consolidando.  Temos que estar atentos a isso para não sermos substituídos, como mais um produto que se tornou obsoleto.